08 setembro 2011

TILDA-passo a passo

Primeiramente quero agradecer a nossa amiga do blog:http://tildabrasil.blogspot.com/ os creditos e pap dessa boneca Tilda  e todo do blog: tilda Brasil

PASSO A PASSO:





 4- Costurar bem em cima da linha riscada deixando a parte de baixo do corpo sem costurar. O comprimento do ponto na máquina de costura é pequeno ( 1,9 ou 2 ) que facilita a costura das curvas (arredondadas e sem bicos). Depois passe bem a ferro e recorte deixando uma margem de  0,75 a 1 cm. Faça pequenos piques principalmente nas curvas para assentar melhor o tecido.

Detalhe de como virar os braços e as pernas, da extremidade fechada para a aberta usando o palito de madeira. O mesmo palito ajuda também a abrir a costura por dentro.


Primeiro objetivo concluído!








Cabelo: Com o lápis marque onde será o cabelo, uso a régua para ficar na mesma altura.
Com a linha de bordar mouliné de algodão ( por exemplo: Anchor- Coats, DMC ), usando os seis fios,  fazemos a base do cabelo. 
Depois distribuímos seis alfinetes conforme a foto. Os dois dos lados são bem no fim do nosso bordado anterior.

Com a lã escolhida ( usei a pérola da pinguim), começando na parte de baixo da cabeça, ir passando a lã pelos alfinetes, sempre voltando para os que estão ao lado da cabeça.
 Quando a cabeça estiver toda coberta com a lã, usando a mesma linha de bordar só que agora dois fios, prendemos com pequenos  pontos a lã na cabeça.  Prendemos onde estão os alfinetes, no contorno do bordado, na parte de trás da nuca, etc. 
 Aqui coloquei dois pequenos alfinetes para marcar os olhos. O bom de usar o alfinete é que não gostando da posição podemos mudar e gostando é só fazer o ponto bem onde está o furo do alfinete. Mas vamos terminar esta parte no próximo e último passo, na semana que vem.








Para a frente,  colocamos o molde no tecido, marcamos e depois viramos o molde e marcamos outra vez. Um para a direita e outro para esquerda, imagem espelhada, ver a segunda foto.
Cortamos o tecido deixando uma pequena margem para a costura. Costuramos os ombros e fazemos a bainha da manga. Depois colocamos a faixa da cintura na altura da mesma e entre os tecidos (frente e costas), conforme foto abaixo, prendendo com um alfinete para não desmarcar. Costuramos as laterais e mangas. Passamos a ferro para abrir as costuras e fazemos a barra.
Colocamos a fita ou a grega  escolhida na barra. No original a fita fica a uma altura que deixa ver uma pequena parte do tecido antes da barra, na de casaco curto esta fita tem 2,5 cm e na de casaco longo 1 cm.  Fazemos a seguir a bainha em toda a volta (frente e decote), primeiro alinhavando e aproveitando para colocar a outra parte da faixa da cintura. 
 Colocação da faixa.


Depois costuramos a máquina.
Vestido pronto.
CALÇA:
Passamos o molde para o tecido.
Costuramos as laterais, passamos a ferro para abrir as costuras, fazemos a barra e colocamos a grega ou fita.
 Costuramos o gancho.
Por último,  costuramos a parte interna das pernas e fazemos o acabamento da cintura.
Colocamos no corpo e fazemos pequenas pregas para ajustar e costuramos com pequenos pontos. Detalhe: a calça é mesmo no quadril.  
ASA:
Costuramos a asa e viramos para o direito. 
Fazemos com o vincador a marcação para as pequenas costuras conforme o molde e costuramos na marcação. 
Colocamos o plumante e fechamos a abertura com uma costura invisível.
ROSTO:
Podemos usar para os olhos caneta permanente ou tinta para tecido e para as bochechas, o "blush"  de maquiagem.

Vestimos a boneca com o robe ou casaco e colocamos a asa nas costas, prendendo ao corpo com pontos invisíveis.  E a Tilda está pronta.

11 comentários:

Eli disse...

Este foi o melhor passo a passo que vi da Tilda, parabéns e obrigada por compartilhas.
Um abraço,
Eli

Eli disse...

Olá você tem o molde deste passo a passo?
Um abraço,
Eli

Anônimo disse...

Bom dia estou procurando molde em tamanho real com medidas esta muito difícil a minha ficou horrível todos deram risada vc poderia por favor me enviar as medidas pr imprimir tamanho certo eu agradeço muito mesmo bj obrigado debby.celes@gmail.com

Angelver Artesanatos disse...

Olá. O Pap está maravilhoso. Já salvei para fazer a minha Tilda.Posso compartilhar no meu blog, dando os devidos créditos e colocando o link do seu blog?
Tenho uma dúvida na hora de costurar os braços...São costurados por fora com pontinhos a mão?
Um abraço e obrigada por disponibilizar...
Vera Lúcia

katherynecorrea disse...

♥ Muito bem explicado!!!

Anônimo disse...

Adorei beijo

Menina Arteira disse...

Nossa,esse foi o melhor pap da tilda que já vi pela net,parabéns!!
Vou tentar fazer a minha.
Obrigada!!

cristiane disse...

lindos seus trabalhos. parabéns. vc teria as medidas? estou meio perdida. obrigada

Anônimo disse...

Este foi meu presente paraos meus 78anos,sou somente uma apreciadora de bonecas,eeste foi omelhor passo apasso que vi até agora....Abraço carinhoso de Yolanda

TELMA MARIA disse...

OI SOU APAIXONADA POR TILDA AMEI SEU TRABALHO PARABENS BJS.INSIDNI

TELMA MARIA disse...

OBRIGADA POR NOS MOSTRAR COM TANTO DESPREEDIMENTOSEU TRABALHO ESTÁ PERFEITO PARABENS